Sitemeter

18 de jan. de 2009

FOTOS INTERESSANTES DE TANQUE NOVO


Casa de Raquel Pereira, localizada no Centro, ao lado da igreja, e vista atual da Praça da Matriz


CAPELA

(Paulo Sérgio)

Quanta saudade sinto da nossa casinha,
Bem pertinho da pracinha, da matriz lá do lugar
Ainda criança eu vibrava de alegria
Ouvindo a melodia dos sinos a tocar
Quanta saudade das fogueiras de São João
Dos arvoredos enfeitados de balão
Daquela gente, com pés no chão,feliz rezando
A bandinha ia tocando no final da procissão
E aos domingos levantava bem cedinho
Vestia meu terninho e corria pra capela
Rezava apenas uma Ave Maria
Porque o que eu queria era ficar pertinho dela
Quanta saudade das gangorras de cipó
Quando escondia os chinelos da vovó
Da escolinha: nove e oito, dezesseis
Ai, meu Deus, que bom seria!
Ser criança outra vez.





Desenhos: 1ª Capela e 1ª Igreja
(Fábio Magalhães)



Desenho da 1ª Igreja (Fábio Magalhães) e construção da igreja atual (início dos anos 80)


Igreja atual (1985) e altar de Coração de Maria (feito pelo Sr Lolô Marques)


Antônio Alves Carneiro (tio Tõe), rezando na capela. Detalhe: esse altar,todo feito de ma-
deira, pelo Sr. Laudelino Carneiro Marques (Lolô) é conservado como principal, na igreja
matriz. Na foto da direita, vemos: Elvira, tia Amélia, tio Arquimimo e Duca de Zé Rodrigues.
Nota: tia Amélia (2ª esposa do tio Tõe) era quem recepcionava os padres e tomava conta do sino. Era muito amiga e comadre de Raquel.


1ª foto: Missa campal celebrada pelo Pe José Maria
2ª foto: Festa de Nossa Senhora Aparecida


Procissões com o Pe José Maria, passando em frente à casa de Raquel


Procissão.4 (Pe Aldo) e procissão.5 (vista pela torre da igreja)


Festejos de Coração de Maria : 1ª foto- anos 70; 2ª foto: Aparecido e Suzete, no quadro "Bodas de Caná". O anjo, representado por Iderlúcio Magalhães (Dula), em 1986.



1ª foto: Cavalhada Mourama; 2ª foto, Banda Filarmônica. Da esquerda para a direita, 2ªfila:
Gérson de Fulôzinho, Edgar, tio Mílton, João - filho de Dona Arlinda, Lindouro, Zinho Marques e João Bazílio. Na 1ª fila: Moisésinho, Nélson (ex-empregado de João de Celina), Pequeno, João Pereira, Nélson de Azarias, Valdim Pimenta, Benévolo, maestro João Sacramento, Zé Malheiro e Sr Moisés Marques.



Banda.2 - em pé, da esquerda para a direita:Gérson de Fulôzinho, João de Fulôzinho, Lin-
douro, Elias, Dé (irmão de Lindouro), João (irmão de Elias) e Pequeno. Sentados: João Bazílio, Valdim Pimenta, João Pereira e Nélson de Azarias. 2ª foto: o açude de Tanque Novo



Desenho da 1ª Feira(Fábio Magalhães), em frente à casa do tio Teotônio Marques. Observação: o tio Teotônio era concunhado e compadre de Raquel. Além de ter sido comerciante, foi também um dos inspetores escolares.
2ª foto: Primeiro Mercado Público (O Barracão).



1ª foto: 2º Mercado Público
2ª foto: Praça da Feira com o 3º mercado que, também, foi demolido em 2010.



Antiga Praça da Igreja



Na 1ª foto, da esquerda para a direita: Alice de Brandina, Arlindo, Mariano (irmão de Justiniano), Raquel, Moisésinho, tio Celso, Sr João de Celina, tio Luís e Sr Ziquinha (1969). Detalhe: Arlindo e seus irmãos Celso e Luís estavam de luto. Havia falecido o pai deles - nosso vovô
Joaquim Alves Carneiro. Na 2ª foto, temos a antiga casa de Vavá Marques, ao lado da casa do tio
Azarias Neves.



Vista da esquina da casa de Juca - década de 70 e vista atual da mesma esquina



Vista da Avenida Princesa Isabel - década de 70 e a mesma avenida vista atualmente

Obs.: Se você chegou aqui, por acaso, ou por uma página de procura, como, por exemplo, "Google", seja bem-vindo! Volte ao início desta página, e no lado esquerdo, você verá que há muitos arquivos postados neste blog. Damos algumas sugestões:
Clique nos links abaixo:










Veja o videoclipe do Hino da Padroeira de Tanque Novo, com várias dessas imagens acima, acrescidas de fotos dos festejos de Coração de Maria e algumas imagens da Internet. Volte até arquivos do blog e clique em 2010/agosto.

12 comentários:

tadeu disse...

Boa noite meu caro amigo Cido. Parabéns pela bela iniciativa! Fotos tão comuns hoje em dia, eram muito raras naquela época, portanto tornam-se lembranças valiosas que nos remetem ao passado.Um abraço, Tadeu.

Anônimo disse...

Fui ao google em busca da letra da música "Capela" (que minha mãe sempre cantava para mim) e de repente abro um site em homenagem à tia Raquel e à Tanque Novo! Fiquei emocionada! Parabéns!!!

ricardo disse...

Parabens pela iniciativa...o saudosismo faz parte de todos nós.e para pessoas como eu que n conheçeram essa epoca de ouro da nossa Tanque nvo é uma grande oportunidade de comheçer a nossa história....um forte abraço..do primo Ricardo Carneiro

RICARDO disse...

Bom dia a todos fiquei fascinado com estas fotos antigas eu curto muito não deu nem pra acreditar que estas fotos existem sou um colecionador (Eu moro em São Paulo sou filho de Edilson de jesus quando ele morava ai na década de 60 seu apelido era (DERROBA) ele casou com a filha de José Antônio (se crente) ela chamava se Osvaldina eu tambem tenho um primoque se chama adeltino (dinho) ele tem um lava rapido ai nesta cidade (PNEU PRETINHO) por favor se vovei puderem me mandar mais fotos antigas talves da osvaldina ou do derroba eu agradeço muito a voçeis eu ja passiei ai conheci ( Dulcineia, Epaminondas, o Folozinho , a Neuza neta de Fulozinho, Vava da mercearia e muito outros; meu telefone é ++(011) 4167 7461 meu MSN é langosou@hotmail.com por favor me mande um retorno muito obrigado e meus parabens por ter criado esse blog.

Anônimo disse...

Fiquei feliz por ver a historia da minha cidade contada de forma criativa,parabéns aos criadores do blog.
Valdir Carneiro.

Moisés A. Magalhães disse...

Bom dia coros familiares de Dona Rachel, estou muito feliz de poder acessar a internet e poder achar as fotos que trazem boas recordações de um tempo que que deixou saudade e bons amigos que a gente nunca esquece, dona Rachel foi uma pessoa esplendida sempre me ajudou muito quando criança morei, em tanque novo até 1972 estudei com Raquelinda, tenho saudade de muitos amigos de infancia que moram ai, fico triste por ver pelas fotos que alguns ja faleceram. Gostaria de parabeniza-los pela iniciativa que tiveram de colocar esta cidade e sua historia para que nos mesmo de longe possamos matar um pouco da saudade que sentimos de todos, atualmente minha mãe e minha irmã moram ai, Maria de Chico e Jovina. Gostei de ver que Tanque Novo tem uma história e que todos nos fazemos parte dela, um abraço e um beijo a todos amigos, com saudades. Moisés filho de Francisco. se for possivel mandem noticias,fone 01934781076 email moises_amagalhães @terra.com.br

BRUNO disse...

BRUNO MARQUES ADOREI SABER MAIS UM POUCO DO PASSADO DESSA CIDADE MARAVILHOSA TANQUE NOVO PARABENS APARECIDO.

Unknown disse...

Hehe, Parabéns pelo blog! Muito boa a iniciativa, a história de Tanque Novo deve ser mostrada e as fotos são muito importante para manter a nossa cultara acesa. Parabéns novamente....

Tarcísio disse...

Obrigado por nos presentear com o acervo junto a esse documentário, isso é de valor inestimável, resgata o verdadeiro valor que é a nossa história e a de nossos familiares. Tenho certeza que todos podemos contribuir de maneira como a apresentada para enriquecer ainda mais a nossa querida e saudosa Tanque Novo!
Abraço do seu amigo Tarcísio..

zeca disse...

PARABÉNS APARECIDO, FIQUEI BASTANTE ENTUSIASMADO COM A HOMENAGEM PRESTADA A TIA RACHEL, NÃO SÓ A ELA, QUE FOI UMA PESSOA QUE CONTRIBUIU DE FORMA IMENSURÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO SÓCIO-CULTURAL DESSA NOSSA MARAVILHOSA TANQUE NOVO, MAS TAMBÉM Á PROPRIA TANQUE NOVO E SEUS ILUSTRES ANTEPASSADOS. REPITO, FIQUEI EM ESTADO DE EXTREMA NOSTALGIA AO VER AS FOTOS ANTIGAS QUE FAZEM PARTE DESTE BLOG. VOCÊ NÃO SABE O QUANTO ESTÁ CONTRIBUINDO PARA QUE RESGATEMOS A NOSSA PRÓPRIA MEMÓRIA, MORMENTE ÀQUELA ONDE PREVALECIA O RESPEITO À FAMÍLIA E AOS AMIGOS. UM FORTE ABRAÇO DO SEU PRIMO ZECA.
P.S.- QUANDO OBTIVER NOVAS FOTOGRAFIAS, NÃO EXITE EM COLOCÁ-LAS NO BLOG.

GEORGE SILVA CARDOSO disse...

PARABÉNS, POR ESSE DOCUMENTÁRIO DE NOSSA QUERIDA CIDADE DE TANQUE NOVO.QUERO TAMBÉM DAR MUITO OBRIGADO, POR TER COLOCADO MEU QUERIDO PAI JOAQUIZINHO DE ÁÇUCAR NESSA HISTÓRIA LINDA.

Mirtes M Cardoso disse...

Parabéns pelo blog! Poderia ir além disso. Sempre sonhei com uma casa antiga de Tanque Novo preservada e transformada em museu par expor toda cultura do nosso povo, mas acho que não há mais possibilidade disso. Agora é uma cidade modernista, mas com pessoas ainda medíocres que não valorizam suas raízes. Mirtes